
Luana Alves (PSOL) falou sobre a situação de São Paulo após a chuva, com queda de árvores e falta de energia. Disse que escolas em Perus ainda não voltaram a ter energia elétrica e que as pessoas vão perder alimentos e eletrodomésticos. Falou da dificuldade em conseguir ressarcimento da Enel. Criticou a negligência da Enel e da Gestão, alegando que a Prefeitura não tem nada a ver com isso. Falou sobre o manejo arbóreo e a incompetência da Prefeitura. Demonstrou frustração com as viagens internacionais de vereadores em um momento como este. Defendeu a necessidade de debater na Câmara Municipal sobre o manejo arbóreo e como lidar com as chuvas.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Adrilles Jorge (UNIÃO) falou, com vergonha e constrangimento, sobre o discurso de Lula na ONU, criticando o elogio a Cuba e Venezuela, afirmando que soberania nacional pressupõe soberania do povo, não de juntas ditatoriais. Disse que Lula lamentou os atentados do Hamas, mas acusou Israel de genocídio, invertendo a situação. Criticou Lula por falar em censura e redes sociais, alegando que ele quer censurar as redes sociais. Por fim, afirmou que Lula ataca Israel, censura as redes sociais e quer ser complacente com facções criminosas. Disse que Lula teve todos os direitos de se defender e que tentou dar um golpe de Estado. Finalizou dizendo que o discurso de Lula é uma vergonha nacional e mundial.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Celso Giannazi (PSOL) falou sobre os problemas da cidade de São Paulo devido às fortes chuvas, mostrando fotos de árvores caídas em escolas, hospitais, UBSs e residências. Criticou o Prefeito Ricardo Nunes por atribuir a culpa a São Pedro e à Enel, alegando que a Prefeitura não se antecipou em fazer políticas públicas para evitar o caos. Disse que o orçamento para manutenção de áreas verdes e vegetação arbórea foi repetido em 2025, mostrando a não responsabilidade do Prefeito com a questão do remanejamento arbóreo. Citou como exemplo a reforma do Autódromo de Interlagos, que recebeu 164 milhões de reais, enquanto o manejamento arbóreo não recebeu recursos. Espera que ninguém perca a vida por conta de uma política irresponsável.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Janaina Paschoal (PP) falou da importância de solicitar, não de atacar, acusar ou criticar. Comentou sobre o orçamento para manutenção da questão arbórea e a necessidade de evitar que qualquer chuva inviabilize a cidade. Relatou sobre muitos semáforos quebrados, causando problemas de trânsito e segurança. Sugeriu que é necessário algum tipo de esforço para evitar essa situação, pois São Paulo não pode se considerar uma Smart City se não aguenta uma chuva. Falou sobre a questão das árvores, a necessidade de fazer a verificação de forma preventiva. Citou o túnel na Sena Madureira, questionando sua lógica. Falou da necessidade de fiscalizar e reparar as calçadas. Finalizou dizendo que a questão de zeladoria não seja vista apenas como embelezamento, mas como segurança.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

João Ananias (PT) falou da manifestação dos sindicatos e partidos progressistas contra a PEC da Ladroagem e o PL da Anistia. Disse da importância de a população estar acompanhando a manifestação dos parlamentares. Disse que partidos da extrema direita votaram em peso para aprovar a PEC da Bandidagem e a anistia no Brasil. Afirmou que não dá para defender aquelas pessoas que invadiram o Parlamento. Disse que pessoas que cometeram crime têm que pagar pelo seu crime. Falou sobre o que ocorreu na cidade de São Paulo após a chuva, com ruas muito sujas e abandonadas. Disse que está faltando zeladoria na cidade de São Paulo e precisamos cobrar.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Luna Zarattini (PT) falou sobre a solidariedade com as pessoas e famílias que sofreram com as chuvas e ventos fortes, com as pessoas que ficaram sem luz e tiveram dificuldades para a religação da energia. Lembrou da CPI da Enel e cobrou o ressarcimento das famílias. Defendeu a reestatização do serviço de energia elétrica e de água. Usou um fantoche para dar um recado ao Governador Tarcísio, pedindo para ele deixar de ser fantoche do Bolsonaro. Disse que Tarcísio abandonou seu cargo para fazer lobby em Brasília, defendendo aqueles que deram golpe e gostam de ditadura. Falou sobre os atos de domingo, onde milhares de pessoas ocuparam as ruas para defender direitos e um Brasil democrático, lutando contra o projeto de anistia e a PEC da Blindagem.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Professor Toninho Vespoli (PSOL) falou sobre a fala do Presidente Lula na ONU, afirmando que o jornal O Estado de S.Paulo confirmou a veracidade de todas as informações. Parabenizou o Presidente Lula por defender a soberania nacional. Criticou o Vereador Adrilles por só falar da conjuntura nacional e questionou sua opinião sobre a chuva na cidade. Elogiou a Vereadora Janaina Paschoal por defender suas crenças sem querer lacração. Falou sobre as árvores caídas na cidade e a demora na remoção na periferia. Criticou o Prefeito por tirar dinheiro do manejo arbóreo para obras que dão visibilidade.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Renata Falzoni (PSB) falou sobre o PL do Cardápio Municipal Sustentável, que visa proibir comida ultraprocessada nos hospitais e parques municipais. Falou sobre a importância de estimular a agricultura familiar, as hortas urbanas e comunitárias. Disse que a Sociedade Vegetariana Brasileira está na Campanha Comida Sustentável, que é nacional.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Sandra Santana (MDB) falou sobre as fortes chuvas, dizendo que o Prefeito Ricardo Nunes nunca colocou a responsabilidade em São Pedro. Apresentou boletim com informações sobre as ações da Prefeitura em relação às árvores caídas e a atuação das equipes de poda. Disse que a Enel é um problema que o Governo Federal tem que solucionar. Falou que o Prefeito Ricardo Nunes tem um índice de aprovação gigante.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Ely Teruel (MDB) comunicou a desconvocação da reunião da Comissão de Saúde para realizar uma audiência pública sobre a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2025.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Amanda Vettorazzo (UNIÃO) falou sobre a forte chuva na cidade e a demora da Enel em atender as ocorrências. Exigiu explicações da Enel e cobrou providências para evitar que a situação se repita. Falou sobre a importância do mapeamento arbóreo na cidade e a necessidade de colocar tecnologia nisso.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Sandra Santana (MDB) falou sobre a ampliação da frota de ônibus elétricos em São Paulo, que agora conta com 760 ônibus e 201 trólebus movidos a bateria. Disse que isso significa menos poluição atmosférica e sonora, além de mais conforto aos passageiros. Falou sobre a Virada Esportiva, que agitou a capital e foi a maior edição da história.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Senival Moura (PT) falou sobre a situação climática em São Paulo, com centenas de árvores caídas e bairros sem energia. Disse que a árvore precisa de cuidado especial e que faltou competência da Enel no atendimento. Falou sobre o desgoverno do Estado de São Paulo, sob o comando do Governador Tarcísio de Freitas.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Renata Falzoni (PSB) falou sobre o Dia Mundial sem Carro e a importância de combater o excesso de uso do automóvel. Falou sobre a inauguração de um bicicletário na Câmara Municipal e a abertura de vagas para ciclistas.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Silvia da Bancada Feminista (PSOL) falou sobre os atos que aconteceram no último domingo, destacando a qualidade e a diferença dos atos em relação aos bolsonaristas. Falou sobre o discurso do Presidente Lula na ONU e a defesa da soberania do Brasil.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Janaina Paschoal (PP) falou sobre o projeto que vem tramitando no Congresso Nacional, a PEC da Blindagem, e suas partes complexas. Disse que a nova versão da PEC visa colocar nas mãos do Congresso Nacional a análise para iniciar um procedimento criminal contra um parlamentar por força de sua fala.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Sonaira Fernandes (PL) falou sobre as famílias atípicas e a CPI do Pantanal. Criticou a extrema Esquerda por recorrer a artistas anistiados e promover quebra-quebra nas manifestações.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Rute Costa (PL) falou sobre a PEC da Blindagem e a necessidade de reagir contra o sufocamento da voz do povo. Questionou quem pagou pelos trailers nas manifestações da Esquerda.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo

Gilberto Nascimento (PL) questionou quem pagou pelos shows e eventos da Esquerda e criticou a atitude dos manifestantes em relação à GCM. Falou sobre a questão da anistia e a ida do Governador Tarcísio a Brasília. Anunciou os resultados do jogo de futebol americano que aconteceu em São Paulo, destacando o sucesso e o retorno econômico para a cidade.
13 de outubro de 2025
·
Câmara Municipal de São Paulo