Câmara Municipal de São Paulo
15OUT

Sessão de 15 de Outubro de 2025

Foto de Adrilles Jorge

Adrilles Jorge (UNIÃO) falou que o que aconteceu em São Paulo foi uma coisa acintosa à humanidade, a cerimônia mais maligna, demoníaca, repulsiva e asquerosa que qualquer ser humano viu na história, que teve sede na Apeoesp, Sindicato de Professores. Está movendo uma moção de repúdio à comemoração da morte de 1.200 pessoas: mulheres, crianças, pais assassinados na frente dos filhos, filhos assassinados na frente dos pais, bebês degolados, mulheres estupradas, pessoas torturadas, feitas reféns e assassinadas de maneira brutal. Acusou a Apeoesp de apoiar o assassinato, a tortura, o estupro de milhares de judeus, dentro do Estado de Israel, pelo Hamas, disse que as falas foram abjetas, pessoas disseram que era o dia mais feliz de suas vidas, o irmão de um dos líderes do Hamas celebrou a morte de brasileiros que, segundo ele, eram bandidos residentes em Israel. Falou que num guerra inocentes morrem. Mas ninguém, numa guerra, chega e mata deliberadamente alguém por ser judeu. Apontou o escândalo está sendo abafado por uma mídia imunda e por parte do Governo e lideranças, que escondem o antissemitismo entranhado da Esquerda brasileira. Questiona quem se cala sobre isso. A atitude da Apeoesp é abjeta, nojenta, censurável, passível de criminalização. Ao concluir, caso os professores não se manifestarem, todos serão coniventes pelo silêncio, omissão, covardia, sordidez de apoiar o Hamas.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Alessandro Guedes

Alessandro Guedes (PT) convidou os colegas a participarem da visita da CPI sobre as enchentes do Jardim Pantanal ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para solicitar colaboração e dialogar sobre parcerias na busca de soluções. Disse que a CPI já visitou o Jardim Pantanal e o Tribunal de Contas do Município, e começou a receber lideranças da região. Agradeceu a Presidente Sandra Santana da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, que deu muita importância a um pedido de audiência pública para tratar dos leilões promovidos pela SPDA de famílias carentes que perdem seus apartamentos da Cohab. Aprovou na CCJ um pedido de audiência pública. Articulou uma reunião na Cohab e na SPDA, na qual falou de sua preocupação sobre esse problema e os leilões. Afirmou que o pagamento do imóvel é importante, mas quando uma família passa por dificuldade, é preciso encontrar uma solução para renegociar a dívida, de forma flexível para o orçamento da família. Apontou que se alguém, por má-fé, perdesse o apartamento, ele deveria ser destinado para a fila existente de quem ainda não foi contemplado, em vez de ir para leilão. Finalizou, informando que o Prefeito Ricardo Nunes inaugurou uma inspetoria da GCM Ambiental no Jardim Pantanal e Jardim Helena. Essa presença do Estado vai ajudar a segurar um pouco o freio de alguma ocupação irregular.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Amanda Vettorazzo

Amanda Vettorazzo (UNIÃO) repudiou tudo o que aconteceu e endossou a fala de Adrilles Jorge e Cris Monteiro. Parabenizou os professores, especialmente Ubirajara de Farias Prestes, seu professor de história na escola. Informou que ele é responsável pela história da Câmara Municipal de São Paulo e pelo texto de 450 anos da história do Centro de Memórias e cuida do acervo histórico da Câmara. Disse que teve uma ótima infância e formação no Colégio Adventista de Taboão da Serra, onde foi aluna número um e reconheceu Ubirajara. Afirmou que deve muito ao Ubirajara por estar ali hoje.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Ana Carolina Oliveira

Ana Carolina Oliveira (PODEMOS) pediu um minuto de silêncio pelo falecimento da Vereadora Tuti Lopes, do seu partido, Podemos, vítima de câncer.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Cris Monteiro

Cris Monteiro (NOVO) relatou que na última semana, a Apeoesp sediou um evento em que os atentados terroristas de 7 de outubro de 2023, promovidos pelo Hamas contra Israel, foram celebrados. As mortes de 1.200 pessoas foram celebradas, pessoas que foram torturadas, mulheres violentadas sexualmente, crianças e idosos foram mortos, inclusive animais de estimação, casas queimadas. Afirmou que o PCO reuniu seus filiados na sede da Apeoesp para fazer essa celebração, e um diretor da Apeoesp fez uma fala celebrando a morte dessas pessoas. Questionou como seria a reação da sociedade se fosse outro tipo de vida humana, vidas LGBTs, mulheres, pessoas pretas. Preocupou-se com o fato da Apeoesp, um sindicato de professores, ter um diretor que celebrou essas mortes. Acrescentou que isso não tem a ver com a guerra Israel-Hamas, tem a ver com o suco de antissemitismo, pessoas que foram mortas, judeus, executadas no 7 de outubro. Deixou um repúdio ao PCO, o repúdio à Apeoesp por ter deixado a sua sede ser utilizada para celebrar a morte de seres humanos, judeus.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Dra. Sandra Tadeu

Dra. Sandra Tadeu (PL) votou sim com tranquilidade, seguindo o acordo e sabendo que no Tribunal de Contas está tudo certo.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Edir Sales

Edir Sales (PSD) disse que hoje é o Dia do Professor, um dia muito importante porque os professores são as vigas mestras do mundo, que sem professor não teríamos dentista, médico, engenheiro, nenhuma profissão. Pediu valorização para os professores, principalmente o Prefeito Ricardo Nunes que tem valorizado muito os professores da rede municipal, que todos receberam aumento e incentivo. Relatou sua história de vida e por que chegou a ser professora, que o sonho do pai era que todos os filhos se formassem professores, porque, antigamente, professor era ter status, professor era reconhecido. Afirmou que as crianças têm uma dependência muito grande do professor e que mais do que professora, era psicóloga dos alunos. Acrescentou que o professor realmente preza pelos seus alunos, trabalha com amor, carinho e afinco. Parabenizou todos os Vereadores e Vereadoras professoras da Câmara Municipal de São Paulo, as professoras e professores da rede municipal e particular. Cumprimentou a todos pelo seu dia 15 de outubro. Agradeceu e disse que estamos felizes porque vamos votar o projeto que vai criar o ensino superior da Guarda, muito importante para a cidade de São Paulo, visão do Prefeito Ricardo Nunes.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Eliseu Gabriel

Eliseu Gabriel (PSB) disse que é muito bom ser professor, porque vemos como o ser humano tem potencial, como é possível as pessoas se tornarem melhores, solidárias. O processo de educação é uma coisa extremamente importante para a humanidade, principalmente a educação formal, nas escolas. Relatou que a vida é um constante aprendizado. Lembrou que é um grande equívoco achar que a plataforma digital substitui o professor e é uma grande bobagem privatizar a gestão das escolas públicas. Deixou seu compromisso de continuar a luta para que tenhamos melhores condições de vida e de trabalho para os professores, e poder continuar com a luta sempre por uma educação pública de qualidade. Não viu o vídeo sobre o ataque à Apeoesp, então não pode falar, mas é preciso deixar claro que a Apeoesp tem uma história de luta, que conhece há muitos anos e é importante não fazermos uma confusão entre a Apeoesp e, eventualmente, alguém que foi lá e usou o espaço.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Jair Tatto

Jair Tatto (PT) disse que a peça mais importante desta Casa chegou há algumas semanas. Por ser início de legislatura, temos dois projetos relativos às contas da cidade, ao Orçamento, o PL 1168/2025, que é o Plano Plurianual, para o qual designou o Vereador Silvinho Leite para ser o relator, que fará um grande trabalho. Também chegou o PLOA, Projeto de Lei Orçamentária para 2026, que é o PL 1169/2025, que será relatado pelo Vereador Marcelo Messias, que tem uma intrínseca relação com a periferia da cidade. Apontou que a Secretaria da Fazenda e Planejamento demonstrou as contas, e tivemos a primeira audiência temática sobre transporte e mobilidade. Lamentou a ausência de técnicos e que mandaram o quarto escalão de forma on-line. Estamos falando de 135 bilhões, mas não tem que ser um substitutivo meia boca, porque já somos reféns das exceções que o Prefeito tem. Desejou que seja um substitutivo de verdade. Apontou que o orçamento do transporte está uma tragédia, confunde a cabeça das pessoas e acha que quer confundir também a cabeça dos técnicos da Casa. Quando vamos falar de compensação tarifária, não conseguimos compreender por que veio um valor menor do que o do ano passado e do que o executado este ano. Descobriu que está se tirando praticamente um bilhão da CET. Os sindicatos disseram que faz anos que não se contrata ninguém na CET e que, nesses anos, mais de mil funcionários foram embora, estão sucateando a CET. Indicou os companheiros Vereador Silvinho Leite e Vereador Marcelo Messias para a relatoria, e disse que vamos fazer 17 audiências públicas: 11 temáticas e cinco regionais. Teve que marcar mais uma audiência, que será realizada no dia 5 de novembro, porque não tivemos absolutamente informação alguma da Secretaria e ficamos esvaziados de informações.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de João Jorge

João Jorge (MDB) falou que receberam o Procurador -Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que já se pronunciou.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Lucas Pavanato

Lucas Pavanato (PL) agradeceu a oportunidade de fazer esse discurso e falou sobre José Dirceu, condenado por corrupção, que deveria estar preso. Falou sobre o evento organizado por sindicato, valorizando, apoiando, aplaudindo o terrorismo do Hamas. Deixou o seu repúdio e disse que nenhum tipo de apoio a terrorismo, nenhum tipo de apoio ao ato violento, vai passar em branco.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Luna Zarattini

Luna Zarattini (PT) disse que o evento sobre o terrorismo ocorreu na Apeoesp, mas não foi promovido pela Apeoesp e que as pessoas que fizeram falas devem ser responsabilizadas e não criminalizar um sindicato com a sua história. Falou de um tema importante, o centro da cidade e a violência. Afirmou que o Vereador Lucas Pavanato utilizou as suas redes sociais para fazer chacota de pessoas que estão lutando e construindo uma solução melhor para o centro de São Paulo, chacota de um evento sobre o centro da cidade de São Paulo, a violência policial, o projeto higienista do Governador Tarcísio e do Prefeito Ricardo Nunes, onde apresentaram um relatório produzido pela Comissão de Direitos Humanos acerca de soluções para a cracolândia. Denunciou toda ação de violência que aconteceu nesse território. Apontou que o papel da zeladoria, que deveria ser de retirada de resíduos, acaba se confundindo com um projeto de ataque à população em situação de rua, de retirada de pertences. Se realmente quisessem acabar com a questão, defenderiam aqui moradia primeiro, garantia de moradia digna para as pessoas como prevenção. Finalizou, dizendo que hoje é Dia dos Professores e quer saudar os colegas professores e todos os professores, que lutam por uma educação de qualidade, crítica, mesmo quando não têm os recursos.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Marcelo Messias

Marcelo Messias (MDB) agradeceu a confiança do Presidente Jair Tatto, que o nomeou o relator do orçamento de 2026. Pediu a todos os Vereadores que participem dessa relatoria do orçamento, e que consigamos trazer um bom resultado para a cidade de São Paulo. Garantiu que vai fazer o seu melhor para dar o máximo para as demandas da cidade de São Paulo, atendendo as periferias da cidade e as pessoas que mais precisam.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Professor Toninho Vespoli

Professor Toninho Vespoli (PSOL) disse que não poderia deixar de vir hoje parabenizar todos os professores do Brasil, especialmente os da cidade de São Paulo. Relatou que uma pesquisa apontou doenças que os professores têm, por excesso de trabalho, como pressão alta, diabetes, problemas ortopédicos, coluna. Dos entrevistados, 84% declaram sofrer algum tipo de transtorno: ansiedade, ansiedade e depressão simultaneamente, burnout e depressão. Relatou que uma pesquisa do Sinesp diz que 61,3% dos gestores e supervisores das unidades têm algum tipo de doença; sentimentos negativos, stress e tensão, ansiedade e pânico, distúrbio do sono e depressão, dor de cabeça e enxaqueca, fadiga e cansaço, dores nas pernas e no pescoço. Demonstrou o tanto de fadiga dos professores, pela responsabilidade que acabam colocando somente em suas costas. Apontou que os entes federados acabam colocando toda a responsabilidade somente nas costas dos professores e que faltam recursos humanos. Os desafios são grandes e o Governo tinha que olhar esses dados com carinho e tentar resolver a situação. Era importante que o Governo percebesse que tem algum problema e que tem que dar uma resposta para esses professores.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Sansão Pereira

Sansão Pereira (Republicanos) falou que a humildade precede a honra. Acrescentou que o que vale é a nossa reação, não são os nossos erros e que o Governador Tarcísio de Freitas foi humilde ao dizer que errou, que reconheceu e pediu perdão.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Sargento Nantes

Sargento Nantes (PP) disse que vem à tribuna para fazer um ato de justiça. Por diversas vezes, na CPI dos Pancadões, foram acusados de cometer discriminação contra o gênero musical, quando o intuito sempre foi alertar e proteger os jovens da influência de criminosos. Inclusive, denunciaram o envolvimento do crime organizado com influenciadores. Informou que a Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na prisão do Buzeira, um dos que promovem canções que são espalhadas nos bailes ilegais. Afirmou que ele é um dos articuladores do tráfico internacional e que faz a lavagem de dinheiro do crime organizado para o exterior. Disse que esse influenciador foi convocado para estar aqui, mas não cumpre a lei. O receberemos na CPI dos Pancadões preso e escoltado pela Polícia. Acrescentou que está executando um trabalho sério e digno para proteger os jovens da má influência de cidadãos como esse.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Senival Moura

Senival Moura (PT) falou sobre o feminicídio no Brasil e, especialmente, no estado e na cidade de São Paulo. Afirmou que o estado de São Paulo registrou 166 feminicídios entre janeiro e agosto de 2025, o maior número desde 2016. O aumento evidencia o agravamento da violência contra a mulher. A ausência de resposta rápida do Estado e a morosidade judicial revelam um sistema ineficiente. O Governador Tarcísio congelou dez milhões de reais destinados à Secretaria de Políticas para as Mulheres, o que demonstra a falta de prioridade. A pesquisadora Malu Pinheiro ressalta que o feminicídio exige políticas públicas específicas e que o Governo Estadual não trata o problema com a gravidade e a transversalidade necessárias. Em resumo, São Paulo vive uma crise silenciosa de feminicídios, agravada por omissões orçamentárias, políticas desarticuladas e lentidão institucional. O Governo Tarcísio de Freitas falha em proteger as mulheres, deixando evidente que a violência de gênero ainda não é tratada como uma emergência. Aliás, o Governador tem demonstrado falta de empatia com o sofrimento alheio, como sua declaração de que “só se preocuparia quando a Coca-Cola fosse falsificada”, em meio à tragédia das mortes causadas por bebidas alcoólicas contaminadas com metanol. Há a insensibilidade do Sr. Governador, que deveria ter uma responsabilidade muito maior. Ignora quem consumiu a bebida falsificada. É inaceitável um governador ter um comportamento dessa natureza.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Silvão Leite

Silvão Leite (UNIÃO) reforçou as palavras da Vereadora Edir Sales. Hoje é dia de reconhecer aqueles que dedicam a vida a ensinar, formar e inspirar. Na Câmara Municipal de São Paulo temos o privilégio de conviver com Vereadores e Vereadoras que são ou foram professores. Pessoas que levam consigo a missão de educar dentro e fora da sala de aula. Ser professor é acreditar no poder da palavra, do exemplo e do conhecimento. Estendeu a homenagem aos professores do Projeto Social Estrela em Ação e do Esporte Clube Terceiro Milênio.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo

Foto de Silvinho Leite

Silvinho Leite (UNIÃO) parabenizou todos os professores, pois foi graças aos professores e educadores que todos nós chegamos aqui. Agradeceu ao Presidente Jair Tatto pela indicação para a relatoria do PPA do quadriênio de 2026 a 2029, que entende ser de muita responsabilidade. Afirmou que o Plano Plurianual não é apenas um documento técnico, é o mapa que define as prioridades, as metas e as ações governamentais para os próximos quatro anos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança e desenvolvimento social. Reafirmou o compromisso de conduzir essa relatoria com total transparência, diálogo e rigor. Estará de portas abertas para receber as contribuições dos colegas Vereadores, do Executivo, das entidades, da sociedade civil organizada e, principalmente, de cada munícipe. Na condução desse PPA, terá um olhar atento e escuta ativa para políticas públicas que atendam periferias, pessoas mais vulneráveis, PCDs, famílias atípicas, pessoas em situação de rua, idosos, mulheres e crianças que sofrem violência doméstica.

15 de outubro de 2025

·

Câmara Municipal de São Paulo